Bem-vindo ao blogue de Camila Silva, Educar para a Vida, surge no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo, ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto, no Curso de Educação Socioprofissional do 2ºAno da Escola Superior de Educação Jean Piaget, Arcozelo, Canelas, Vila Nova de Gaia.



Este espaço pretende dar a conhecer os objectivos que queremos atingir quando pretendemos ensinar alguma coisa a alguém.



Durante o ano vai-se complementando e desenvolvendo no âmbito de outras Unidades Curriculares. Nomeadamente

na Unidade Curricular de Metodologias E Técnicas de Educação Gerais e Especiais II, orientada pelo Docente Orquidea Campos.









Proposta de intervenção social

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais I, no segundo semestre do 2º Ano do Curso de Educação Socioprofissional.

Este trabalho tem como objetivo promover uma Proposta de Intervenção Social para famílias carenciadas beneficiárias do Rendimento de Inserção Social (RSI), integrado no Gabinete de Atendimento/Acompanhamento, valência de Acão Social do Centro Social Couto Mineiro do Pejão.

Tendo como problemáticas identificadas:
 Alcoolismo;
 Perturbações psicológicas;
 Doenças crónicas;
 Baixos Rendimentos;
 Desemprego;
 Desorganização familiar;

Tem como objetivo principal, inserir estas famílias na comunidade, promover a sua autoestima, aquisição de competências pessoais e sociais. Esta Proposta de Intervenção Social foi criada com o intuito de ter em atenção as famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou económica, procurando dar prioridade à sua integração social, a qual são apresentadas de forma precária nas comunidades menos desfavorecidas.

ÀREA DE INTERVENÇÃO RSI - RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO

De acordo com o Decreto-Lei 45/2005 de 29 de Agosto, o Rendimento Social de Inserção (RSI) consiste numa prestação em dinheiro para os indivíduos e famílias mais carenciadas, que contribui para a satisfação das necessidades básicas e, num programa de inserção, para os ajudar a integrar-se social e profissionalmente. Trata-se de agregados familiares desfavorecidos, cujos rendimentos não atingem o mínimo previsto por lei. Podemos encontrar desde idosos que não têm direito à reforma, famílias numerosas cujos rendimentos são insuficientes, indivíduos doentes em tratamento, famílias monoparentais com menores a cargo, desempregados, entre outras situações.

Âmbito de Ação

O RSI tem como áreas de intervenção 3 freguesias do concelho Castelo de Paiva: Raiva, Pedorido e S. Pedro do Paraíso.

Objetivos do RSI

Contribuir para a dignificação das condições de vida das pessoas mais carenciadas; - Prestar os apoios necessários a cada situação em particular de forma a contribuir para a satisfação das necessidades básicas; - Promover a autonomia social dos beneficiários, através de estratégias para a sua inserção social, laboral e comunitária; - Colmatar as problemáticas que conduzem os agregados a uma situação de exclusão social.

 Domínios Prioritários de Intervenção

Trata-se de uma resposta social integrada, sistemática e pluridireccionada que pretende a aquisição de competências nas mais diversas áreas do social através de promoção da participação dos beneficiários RSI na definição do projeto de mudança e consequente autonomização.
Este trabalho centra-se nas necessidades, experiências e interesses das famílias, envolvendo-se ativamente na resolução dos seus problemas.
Pretende-se desta forma a mudança de atitudes e comportamentos que permitam o desenvolvimento de competências e práticas valorizadas que garantam a integração social através das diferentes áreas (como a organização doméstica, gestão financeira, saúde, emprego/ocupação e educação, gestão das dinâmicas familiares).
A intervenção técnica é responsável, numa fase inicial pela análise e produção de diagnósticos dos problemas económicos, sociais e psicológicos do individuo/família, bem como, a avaliação de recursos, potencialidades e constrangimentos, necessários ao desenvolvimento de intervenções ajustadas aos mais reais problemas da população.
As atividades compreendem o acompanhamento e realização de ações/tarefas do quotidiano familiar de interação comunitária, de reforço de competências pessoais e sociais. Nesta Proposta de Intervenção Social pensamos em três ações de Formação:

Metodologias:

 Método Orientados para a transmissão do Saber Fazer Ensino Participativo Introduz uma relação entre quem ensina e quem recebe o ensino.
 Características do Método
Atividade dos participantes. Possibilidade de adaptar o ensino à população.
Tendência para provocar maior motivação.
A participação dos formandos permite ao formador uma maior possibilidade de controlar a transmissão de informações.
Necessidade de mais tempo para tratar os assuntos, mas a relação tempo/eficácia é geralmente mais eficaz.

ACÇÃO 1 –
 PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA –
ECONOMIA FAMILIAR (Ação n.º 1) No dia 25 de Junho de 2012 pelas 17.30 h, inicia-se a 1ª Ação de Formação na Cozinha do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão que conta com a participação de 7 utentes do Gabinete de Atendimento/Acompanhamento, beneficiários do Rendimento de Inserção Social.
O Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica, vai ser ministrado por uma Formadora Voluntária (Nutricionista do CSCMP), tem como perspetiva o treino de competências básicas dos nossos utentes em áreas como a alimentação saudável, culinária e gestão doméstica, bem como o treino de competências ao nível da confeção de refeições saudáveis, equilibradas e económicas. Sublinhe-se a importância destas ações na futura autonomização dos utentes, constituindo-se como ferramentas úteis quer a nível pessoal quer numa possível integração profissional. Mudanças esperadas: Aquisição de competências pessoais e sociais (comunicação, resolução de problemas, tomada de decisão, socialização).

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