Bem-vindo ao blogue de Camila Silva, Educar para a Vida, surge no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo, ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto, no Curso de Educação Socioprofissional do 2ºAno da Escola Superior de Educação Jean Piaget, Arcozelo, Canelas, Vila Nova de Gaia.



Este espaço pretende dar a conhecer os objectivos que queremos atingir quando pretendemos ensinar alguma coisa a alguém.



Durante o ano vai-se complementando e desenvolvendo no âmbito de outras Unidades Curriculares. Nomeadamente

na Unidade Curricular de Metodologias E Técnicas de Educação Gerais e Especiais II, orientada pelo Docente Orquidea Campos.









Glossário de comunicação

Aprendizagens: o facto de adquirir um saber-fazer, como nadar, escrever, dançar, pela realização do próprio ato que se quer adquirir. A lei da aprendizagem é aqui a dos “ensaios e erros”. Procede-se sem reflexão, por tentativas, e os erros (quer dizer, os gestos inúteis) eliminam-se gradualmente, ao longo de repetições até que os gestos úteis se confirmem e se encaixem uns nos outros. Canal: meio físico através do qual a mensagem se transmite (papel, bandas de frequência,etc.)~ Código: conjunto de sinais e de regras que, permite transformar o pensamento em informação dentro de uma comunidade linguística. Codificação:/Descodificação: o emissor usar o código linguístico e transmitir através do canal uma mensagem. O recetor através do mesmo código vai tentar perceber a mensagem que passou através do canal de comunicação. Comunicação: processo utilizado para transmitir aos outros através de uma mensagem o que, sentimos, o que pensamos. Comunicação Interpessoal: quando um individuo envia uma mensagem a outro e esta é recebida e percebida. Comunicação verbal: comunicação através de um código linguístico. Comunicação não-verbal: comunicar através de sinais exteriores (gestos, comportamentos, objetos, roupas, etc.). Conteúdos: conjunto de informação. Díada: relação entre duas pessoas. Emissor: o que transmite uma mensagem Fala: forma mais natural do sere humano comunicar. Feedback: informação de retorno que permite ajustar ou não a mensagem. Aprendizagens: o facto de adquirir um saber-fazer, como nadar, escrever, dançar, pela realização do próprio ato que se quer adquirir. A lei da aprendizagem é aqui a dos “ensaios e erros”. Procede-se sem reflexão, por tentativas, e os erros (quer dizer, os gestos inúteis) eliminam-se gradualmente, ao longo de repetições até que os gestos úteis se confirmem e se encaixem uns nos outros. Canal: meio físico através do qual a mensagem se transmite (papel, bandas de frequência,etc.) Código: conjunto de sinais e de regras que, permite transformar o pensamento em informação dentro de uma comunidade linguística. Codificação:/Descodificação: o emissor usar o código linguístico e transmitir através do canal uma mensagem. O recetor através do mesmo código vai tentar perceber a mensagem que passou através do canal de comunicação. Comunicação: processo utilizado para transmitir aos outros através de uma mensagem o que, sentimos, o que pensamos. Comunicação Interpessoal: quando um individuo envia uma mensagem a outro e esta é recebida e percebida. Comunicação verbal: comunicação através de um código linguístico. Comunicação não-verbal: comunicar através de sinais exteriores (gestos, comportamentos, objetos, roupas, etc.). Conteúdos: conjunto de informação. Díada: relação entre duas pessoas. Emissor: o que transmite uma mensagem Fala: forma mais natural do sere humano comunicar. Feedback: informação de retorno que permite ajustar ou não a mensagem. Informação: ato de informar alguém de algo. Linguagem: capacidade de transformar palavras em pensamentos ou vice-versa através de um código linguístico. Materiais: conjunto de instrumentos concretos destinados á intervenção, (gravador, máquina fotográfica, etc.). Mensagem: o que se transmite com o objetivo de ser recebido pelo recetor e compreendido pelo mesmo. Métodos Pedagógicos: conjunto de princípios estruturados para podermos alcançar os objetivos. Redundância linguística: usar palavras para explicar melhor quando há dificuldades na comunicação. Recetor: o que recebe uma mensagem e a descodifica. Relações Interpessoais: relação entre várias pessoas, usar diferentes papeis e em contextos diversos. Relações Intrapessoais: fazer uma reflexão do que somos – mesa redonda do EU -. Ruído: barreira de comunicação Signo: o que significa no dicionário. Sistemas: onde se engloba tudo o que diz respeito a algo. Técnicas: conjunto de processos pedagógicos que se concretizam de acordo com uma certa ordem e até num certo contexto. to de informar alguém de algo. Linguagem: capacidade de transformar palavras em pensamentos ou vice-versa através de um código linguístico. Materiais: conjunto de instrumentos concretos destinados á intervenção, (gravador, máquina fotográfica, etc.). Mensagem: o que se transmite com o objetivo de ser recebido pelo recetor e compreendido pelo mesmo. Métodos Pedagógicos: conjunto de princípios estruturados para podermos alcançar os objetivos. Redundância linguística: usar palavras para explicar melhor quando há dificuldades na comunicação. Recetor: o que recebe uma mensagem e a descodifica. Relações Interpessoais: relação entre várias pessoas, usar diferentes papeis e em contextos diversos. Relações Intrapessoais: fazer uma reflexão do que somos – mesa redonda do EU -. Ruído: barreira de comunicação Signo: o que significa no dicionário. Sistemas: onde se engloba tudo o que diz respeito a algo. Técnicas: conjunto de processos pedagógicos que se concretizam de acordo com uma certa ordem e até num certo contexto.

Sem comentários:

Enviar um comentário