Bem-vindo ao blogue de Camila Silva, Educar para a Vida, surge no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo, ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto, no Curso de Educação Socioprofissional do 2ºAno da Escola Superior de Educação Jean Piaget, Arcozelo, Canelas, Vila Nova de Gaia.



Este espaço pretende dar a conhecer os objectivos que queremos atingir quando pretendemos ensinar alguma coisa a alguém.



Durante o ano vai-se complementando e desenvolvendo no âmbito de outras Unidades Curriculares. Nomeadamente

na Unidade Curricular de Metodologias E Técnicas de Educação Gerais e Especiais II, orientada pelo Docente Orquidea Campos.









Glossário

Animação: a animação sociocultural é o eixo estruturador de uma intervenção educativa globalizada que apela a diferentes tipos de articulação: a articulação entre modalidades educativas formais e não formais; a articulação entre actividades escolares e não escolares; a articulação entre educação das crianças e dos adultos. (Canário, 2000p.136).
Técnica: é a forma mais segura e ágil para se cumprir algum tipo de actividade, utilizando-se um conjunto de instrumentos apropriados.
Teatro de sombras: é uma arte com muitos anos, que nasceu na China e foi-se espalhando depois pela Europa. É uma actividade de fácil execução, muito divertida e estimula a criatividade.
Grupos: formação de uma colectividade identificável, estruturada, contínua, de pessoas sociais que desempenham papéis recíprocos, segundo determinadas normas, interesses e valores sociais, para a consecução de objectivos comuns Fichter).
Máscara: sugere uma relação possível entre a representação dramática de uma personagem e aquilo que compreendemos de quem a usa. O teatro criou uma vasta galeria de personagens: o herói generoso, a linda donzela, a esposa incansável, o marido ciumento, o velho rabugento, etc. Cada um segue com a sua própria máscara…Reconheça-a e considere o que ela diz de si próprio. A máscara é “ a face que mostramos ao mundo. É o que achamos que deveríamos ser, que gostaríamos de ser, com Thesenga – o Eu sem Defesas).
Liderança – é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através de processos de comunicação humana á consecução de um ou de diversos objectivos específicos.

Comportamento – o comportamento humano é derivado da totalidade de factos coexistentes, esses factos coexistentes têm um carácter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as demais partes.
Conflito – processo que ocorre quando as acções de uma pessoa interferem com as acções de outra.
Papel social conjunto de comportamentos, enquadrados em esquemas ou modelos sociais (expectativas, crenças, representações sociais desse papel), que os outros podem legitimamente esperar de um indivíduo, em virtude da posição ocupada ou da situação em que o mesmo se encontra.
Estatuto social – lugar ou posição que um indivíduo ocupa na hierarquia social, legitimando-lhe a expectativa de poder contar com determinados comportamentos por parte dos outros em relação a si próprio.
Influência social traduz os processos interpessoais que levam a mudanças no comportamento pensamentos e atitudes do indivíduo (Forsth, 1990).
Cultura – artefactos materiais, repertórios de comportamento, sistemas de valores, saberes, formas de organização, normas, tradições, costumes, sistemas de crenças, regras, normas…
Enculturação – aspectos da cultura de natureza subjectiva, subjacente e psicológica que vão sendo internalizados no decurso do desenvolvimento.
Aculturação – processo de adaptação (ou adopção) a uma cultura diferente daquela em que o indivíduo foi enculturado.
Socialização processo de aprendizagem e internalização de regras e de padrões para comportamento mediante instrução.
Padrões de cultura – conjunto de comportamentos partilhados pelos membros de uma mesma cultura ou de um grupo social.
Moral – é uma consequência da grande satisfação das necessidades individuais. É um conceito abstracto, porém perceptível. Uma atitude mental provocada pela satisfação ou não das necessidades dos indivíduos.
Teoria – ramo da Psicologia sendo que o seu objecto de estudo, são os grupos humanos e os processos que se geram como consequência da sua existência.
Técnicas  de Grupo – são um conjunto de medidas e procedimentos que aplicados numa situação de grupo, servem para atingir os objectivos, produtividade e a gratificação grupal” (Aguilar 1990).
Grupo – conjunto de indivíduos no qual a existência de todos, visam alcançar a satisfação das necessidades de cada um” (Asi Cotel)1990