Bem-vindo ao blogue de Camila Silva, Educar para a Vida, surge no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo, ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto, no Curso de Educação Socioprofissional do 2ºAno da Escola Superior de Educação Jean Piaget, Arcozelo, Canelas, Vila Nova de Gaia.



Este espaço pretende dar a conhecer os objectivos que queremos atingir quando pretendemos ensinar alguma coisa a alguém.



Durante o ano vai-se complementando e desenvolvendo no âmbito de outras Unidades Curriculares. Nomeadamente

na Unidade Curricular de Metodologias E Técnicas de Educação Gerais e Especiais II, orientada pelo Docente Orquidea Campos.









As necessidades Humanas Básicas

 Necessidades ou motivos
São forças conscientes ou inconscientes que levam um indivíduo a um determinado comportamento. No caso da motivação, é o comportamento que é causador por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido aos objectivos que podem satisfazer essas necessidades.

Ao longo da vida a Pessoa Humana evolui por três estádios de motivação:


Teoria de Maslow
                                                                                                                                              
                                                                                                                                                     

Necessidades fisiológicas – necessidades vitais ou vegetativas relacionadas com a sobrevivência do indivíduo, inatas e instintivas, comuns aos animais. Exigem satisfação periódica e cíclica.
Necessidades psicológicas exclusivas do Homem, aprendidas e adquiridas no decorrer da vida. São raramente satisfeitas na sua plenitude e com o passar do tempo vão-se desenvolvendo e sofisticando (segurança íntima, autoconfiança, afeição).
Necessidades de auto-realização – são produto da Educação e da Cultura. São a s síntese de todas as outras necessidades, é o impulso de cada um realizar o seu próprio potencial, contínuo auto-desenvolvimento no sentido mais elevado.